SERVIÇO SOCIAL

FAB é anfitriã do IX Fórum de Assistência Social do Ministério da Defesa

O evento foi marcado por palestras, atividades em grupo e exposição de trabalhos acadêmicos
Publicada em: 03/10/2023 16:35
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Sargento Rocha
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) e da Comissão de Assistência Social das Forças Armadas (CASFA), promoveu o IX Fórum de Assistência Social do Ministério da Defesa (FASMD), de 26 a 28/09, no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). O evento foi dedicado ao tema "Saúde mental e prevenção às drogas na pós-pandemia, no âmbito das Forças Armadas". A cerimônia de abertura foi presidida pelo Adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Herval Lacerda Alves, e contou com a presença de autoridades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, além de mais de 100 profissionais da área pertencentes às três Forças.

A Chefe da Assessoria do Serviço Social da DIRAP, Capitão Joyce Anne Pereira de Almeida, destacou a importância desse evento aos profissionais da área. “O FASMD é um espaço de grande relevância, e acredito que os assuntos aqui apresentados e debatidos são benéficos para o Serviço Social da Força Aérea Brasileira. Pudemos testemunhar novas iniciativas e propostas e sairemos deste evento repletos de motivação para dar continuidade ao nosso trabalho", relatou.

O evento contou com a participação da Doutora em Política Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Valéria Debórtoli de Carvalho Queiroz, que palestrou sobre saúde mental e prevenção às drogas em um contexto panorâmico da saúde mental no pós-pandemia. Ainda na programação, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; o Diretor de Assistência ao Pessoal, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, e o Diretor de Assistência Social da Marinha, Contra-Almirante Ricardo Lhamas Guastini, explanaram sobre os impactos pós-pandemia para a Assistência Social em cada uma das respectivas Forças.

Após as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos acadêmicos, os quais foram expostos por meio de murais, possibilitando a troca de experiências e o conhecimento por parte de todos dos projetos desenvolvidos nos âmbitos de suas Organizações Militares. 

Por fim, foram desenvolvidas atividades com soluções para os desafios atualmente vivenciados pelas Forças Armadas, consolidando assim o conhecimento adquirido ao longo do evento. Foram discutidos temas como a melhora do processo de comunicação das capacidades dos serviços sociais de cada Força em prol de seus efetivos; programas de prevenção ao suicídio, além de métodos para a construção de um ambiente de trabalho saudável como forma de mitigar os problemas relacionados com a saúde mental, entre outros.

Fotos: Sargento Rocha / DIRAP

imagens/original/46331/IMG_4726___PALESTRANTE_6.JPG
imagens/original/46331/IMG_4967___DIRETOR_MAJ_BRIG_MAGARAO.JPG
imagens/original/46331/IMG_6127___PALESTRANTE_4.JPG
imagens/original/46331/IX_FASMD___FOTO_DE_TODOS_PARTIPANTES.jpg
imagens/original/46331/IX_FASMD___PALESTRANTE.JPG